segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Um Pouco mais sobre o stop!

Stop!


         Stop! é um jogo muito popular no Brasil, conhecido também como Adedanha, Adedonha, Salada de Frutas, Uestope ou "Nome-Lugar-Objeto". A princípio devem ser escolhidos temas, que posteriormente servirão como base para a dinâmica do jogo. Exemplos de temas são: Nome, Cor, Animal, dentre outros. Uma vez com os temas definidos, será sorteada uma letra entre os jogadores e inicia-se uma rodada. Todos devem responder cada tema com a letra sorteada no início da resposta. Aquele que responder todos os temas primeiro, aciona "Stop!", fazendo com que todos os outros jogadores parem de responder no exato momento. A validade da resposta para cada tema é conferida, atribuindo-se 0 pontos para uma resposta inválida, 5 para uma resposta válida repetida e 10 para uma resposta válida única. O processo é repetido até atingir um número de rodadas específico.
O Jogo

         Inicialmente desenha-se uma tabela em um papel para cada jogador. Cada coluna recebe o nome de uma categoria de palavras como animais, automóveis, nomes pessoais, cores, etc. A partir daí, sorteia-se uma letra entre os jogadores. Geralmente fala-se em coro: "UESTOPE" ou "ADEDÂ-NHA" ou "ADEDONHA" e todos jogam um número com a mão. Conta-se: A, B, C, D até Z se o número passar de Z começa-se de novo no A (K, W e Y são opcionais e geralmente são excluidas do jogo por causa da dificuldade assim como H, Q e X). A partir dos dedos e se define a letra. Após isso, os participantes imediatamente têm que preencher uma linha inteira da tabela, com uma palavra (que seja começada com a letra sorteada) para cada coluna, devendo a palavra ser relacionada ao título daquela coluna.
         O primeiro que conseguir preencher todas as colunas imediatamente grita "STOP!" e assim os outros participantes interrompem o preenchimento de suas tabelas e é começada a análise das respostas e a contagem de pontos.
         As colunas mais comuns são: Nome*; Lugar; Objeto; Fruta,Legume e Verdura (FLV) ; Cor; Animal; Carro; Marca; Profissão; Cidade, Estado e País (CEP); Partes do Corpo Humano (PCH); Filme, Desenho e Novela (FDN) e ainda algumas novas como Minha Sogra É; Minha Sogra Tem; Minha Sogra Usa ou Seu(a) Namorado(a) É que são mais regionais.

5 comentários:

  1. Muito legal pois eu e a minha prima joga e tirava 0 em algumas palavras pois com este sate facilitou a nossa vida pois quem inventou este site está de parabéns e com este site ficou mas fácil pois jogo todo dia acho divertido até de mais bjs

    ResponderExcluir
  2. Muito legal pois eu e a minha prima joga e tirava 0 em algumas palavras pois com este sate facilitou a nossa vida pois quem inventou este site está de parabéns e com este site ficou mas fácil pois jogo todo dia acho divertido até de mais bjs

    ResponderExcluir